Você já se imaginou fazendo a sua própria base líquida natural com um efeito matte? Pois é, fiquei muitos anos realizando testes para chegar a um efeito profissional feito em casa e fico muito feliz em compartilhar com você esta formulação.
Esta base líquida com efeito matte tem sua maior proporção em água. Então, é perfeita para aquelas peles oleosas ou com um clima quente como o do Brasil.
Estes ingredientes são fáceis de encontrar e liberados pelas certificadoras de cosméticos naturais do mundo!
Antes de iniciar sua base líquida natural efeito matte
Uma base líquida pode ser feita de várias formas, porém esta técnica é uma emulsão. As emulsões são formadas de água, óleo e um ingrediente chamado emulsionante, para unir estes ingredientes. Caso tenha dúvidas sobre essa técnica de formulação, vá ao menu leitura essencial, para maiores informações de segurança.
Outra coisa importante antes de iniciar sua fórmula, é limpar e desinfetar todos os seus utensílios e equipamentos para sua obra de arte não se tornar uma tragédia!
Caso queira assistir passo a passo, clique aqui para assistir o vídeo!
Ingredientes para sua base líquida natural
- 19,50 G de Água Destilada
- 1,65 Gramas de Dióxido de Titânio
- 0,33 G de Óxido de Ferro Amarelo
- 0,05 G de Óxido de Ferro Preto
- 0,09 G de Óxido de Ferro Vermelho
- 0,09 G de Mica
- 1,80 G de Propylene Glycol
- 0,12 G de Goma Xantana
- 1,50 G de Montanov 68
- 1,50 G de Polyglyceryl-3 Polyricinoleate
- 1,50 G de Dycaprylyl Carbonate
- 1,50 G de Coco Caprylate
- 0,30 G de Sharomix 705
- 0,15 G de Vitamina E
- PH entre 5 – 5,5
Coloque sua máscara e vamos começar!
Reuna o Dióxido de Titânio, Óxido de Ferro amarelo, vermelho e preto e moa com um pilão ou um triturador de grãos. Após os pigmentos ficarem bem fininhos, reúna a mica;
Una a Goma Xantana com o Propylene Glycol e mexa até umedecer toda a Goma Xantana. Após isso, coloque em um recipiente/becker juntamente com a Água Destilada;
Reúna os pigmentos no recipiente/becker onde já estão a Goma Xantana, Propylene Glycol e a Água Destilada e misture bem. Caso tenha um mini mixer, ajudará no processo.
Aqueça em banho-maria ou uma chapa aquecedora até a temperatura estar entre 70 a 80 graus celsius.
Enquanto isso, coloque o Montanov 68 em um recipiente/becker e aqueça até se formar um líquido. Após isso, acrescente a Polyglyceryl-3 Polyricinoleate, Dycaprylyl Carbonate e o Coco Caprylate e aqueça até chegar na mesma temperatura do outro recipiente/becker.
Quando os dois recipientes/beckers estiverem na mesma temperatura, reúna em apenas um recipiente/becker e mexa até se tornar um creme. Caso tenha um mini mixer, o processo ficará bem mais fácil.
Tampe e reserve até o outro dia para observar se não há separação dos ingredientes.
No outro dia, confira o pH. Caso não esteja entre 5 – 5,5, corrija com Ácido Cítrico. Após isso, acrescente o Sharomix 705 e a Vitamina E.
Após sua formulação pronta, envase sua base líquida com efeito matte de preferência em uma embalagem de vidro e identifique sua formulação com o nome e data de quando formulada.
A validade depende da região de onde o produto ficará e também dos cuidados ao criá-lo. Em regra, esta formulação tem um período de 6 meses.
Espero que você goste desta formulação e deixe nos comentários suas dúvidas, que responderei!
olá. cheguei até vc por um comentário seu no canal da espiral de ervas, e já comecei a te seguir.
ótimo conteúdo.
sabe me dizer se encontro os ingredientes oleosos, da receita da base aqui no Brasil?
Uau, muito obrigada!!!
Muito gentil da sua parte deixar uma mensagem aqui para mim :)…me conta o que você quer ver por aqui, que farei o maior esforço em trazer!!!