Como pesquisar seus ingredientes

Como pesquisar seus ingredientes

Como pesquisar seus ingredientes

Costumo ouvir falar de pessoas que compraram algo, mas não se lembram para quê, então ficam com um ingrediente sem propósito ou uso definido. Quero te capacitar a descobrir o que fazer com esses ingredientes sozinha. Você não deveria precisar de uma blogueira para esse tipo de coisa quando há tantos recursos maravilhosos por aí!

A maioria dos ingredientes que usamos são fabricados por empresas que querem que usemos seus ingredientes, tanto quanto aquela receita de caçarola impressa na lata usando aquela sopa enlatada específica. Eles nos fornecem ótimas informações sobre como transformar seu emulsificante ou espessante em algo fabuloso. Você só precisa saber onde procurar e o que procurar! 

Nome INCI

Muitos produtos são vendidos usando um nome comum ou um nome comercial em vez do nome INCI (Nomenclatura Internacional de Ingredientes Cosméticos). Você quer ter certeza de que sabe qual é o nome INCI, porque ele lhe dirá o que você realmente tem – especialmente no caso de nomes comerciais, pois diferentes fabricantes/ vendedores podem ter diferentes nomes comerciais para o mesmo produto INCI. Alguns fornecedores podem não ter permissão para revender um ingrediente de um fabricante com o nome comercial original, portanto, eles podem criar o seu próprio ou podem optar por vender o ingrediente apenas com INCI.

No caso de um nome comum, você provavelmente encontrará aqueles para ingredientes que são, bem, mais comuns – óleos, manteigas, ceras, óleos essenciais, etc. Por exemplo, é muito mais provável que você encontre um produto rotulado “ manteiga de cacau ”(o nome comum) em oposição a Theobroma Cacao Seed Butter (o INCI). 

O INCI não lhe dirá se o ingrediente é refinado ou não, portanto, no caso de manteigas e óleos veiculares, definitivamente vale a pena olhar os dois nomes + descrições de produtos. Isso também é válido para países de origem e métodos de processamento.

Os nomes comerciais são mais comuns para produtos como surfactantes, emulsificantes, conservantes e outros ingredientes mais processados. Por exemplo, o INCI para Olivem1000 (Olivem1000 é o nome comercial) é Cetearyl Olivate (e) Sorbitan Olivate, enquanto o INCI para o Olivem300 de som semelhante é Olive Oil PEG-7 Esters.

 Apesar dos nomes comerciais que soam semelhantes, os INCIs mostram que esses dois ingredientes não são os mesmos.

Os ingredientes podem ser vendidos sob muitos nomes comerciais diferentes por dois grandes motivos: os fornecedores os renomeiam e várias empresas os fabricam e usam diferentes nomes comerciais.

Um exemplo de um ingrediente vendido com nomes diferentes devido à renomeação é uma cera emulsificante com o estearato de glicerila INCI (e) álcool cetearílico (e) estearil lactilato de sódio. 

Encontrei este produto vendido como “Emulsimulse”, “Ritamulse SCG”, “NatureMulse”, “Emulsifying Wax SCG NF” e “ECOmulse”. “Ritamulse SCG” é o nome comercial atribuído a ele pela empresa que o fabrica, mas pode ser encontrado vendido com vários outros nomes – e é o INCI que dá isso. Se você estivesse comprando apenas com base no nome comercial, poderia acabar com vários potes do mesmo produto.

Às vezes, a marca/ fabricante é realmente importante – eu sei que os fabricantes de bombas de banho estão muito conscientes das marcas e graus precisos de bicarbonato de sódio e ácido cítrico que usam para criar seus produtos porque alguns tipos de bicarbonato de sódio produzem resultados muito diferentes dos outros. 

Se você estiver fazendo algo com um ingrediente familiar de um novo fornecedor, comece com uma quantidade pequena e fique de olho nas coisas para ter certeza de que tudo está funcionando normalmente! 

Se algo der errado, uma ligeira (mas significativa) variação em um ingrediente pode ser a razão.

Bônus: verificar e conhecer os INCIs permite comparar melhor os preços entre diferentes fornecedores!

Taxa de uso: recomendada e máxima permitida, se disponível

De quanto você precisa para realizar o trabalho e o que você pode usar ao máximo? Esses valores nem sempre são os mesmos.

Os fornecedores geralmente fornecem uma faixa para as taxas de uso recomendadas, e isso pode lhe dar uma boa ideia de quanto você deve comprar. Se um conservante for usado a 0,1–0,5%, você sabe que uma garrafa de 30ml irá percorrer um longo caminho! 

Se um óleo carreador pode ser usado em até 100%, você pode querer obter mais de 30mL se o preço estiver certo.

Eu gosto de verificar com a Cosmetics Info para ver se eles têm uma concentração máxima permitida listada na Cosmetics Ingredient Review (CIR) . 

(Você também pode verificar o site do CIR, mas acho que Cosmetics Info é mais amigável – o CIR provavelmente fornecerá um relatório em PDF de mais de 40 páginas para ler!). 

Se você verificar a entrada Cosmetics Info para Sodium Cocoyl Isethionate (SCI) você verá que está listado como “seguro para uso como ingrediente cosmético com 50% em produtos enxágue e 17% em produtos sem enxágue”. Encontrei muitas recomendações de uso diferentes em sites de fornecedores, com 3–40% sendo o mais comum. Essa recomendação certamente faz sentido para muitos tipos de formulações (50% de Cocoyl Isetionato de Sódio (SCI) seria muito para um produto líquido!), mas é bom saber qual é o máximo seguro também.

Alguns ingredientes (pense em óleos carreadores e manteigas) terão taxas de uso recomendadas de fornecedores que fazem sentido para certos tipos de formulações  – estes tendem a ser mais diretrizes do que “regras” reais. Você poderia fazer sabão com manteiga de cacau 100% se quisesse!

Quando se trata de óleos essenciais, recomendo Segurança do óleo essencial: um guia para profissionais de saúde, de Robert Tisserand & Rodney Young. Os óleos essenciais são um tema vasto e complexo, e cada um tem suas próprias considerações. Assim, recomendações gerais não são muito úteis.

Solubilidade

Em que seu ingrediente é solúvel – água, óleo, álcool, propilenoglicol, nada?

Carga

Isso ocorre com mais frequência com surfactantes e emulsificantes, embora seja sempre bom prestar atenção. O seu ingrediente é aniônico (carga negativa), catiônico (carga positiva), não iônico (sem carga) ou anfotérico (a carga varia com o pH)? Ingredientes não iônicos e anfotéricos geralmente funcionam bem com outros ingredientes, carregados ou não. Como ingredientes aniônicos e catiônicos terão cargas opostas, combiná-los em produtos pode causar instabilidade.

Faixa de pH necessária

Alguns ingredientes requerem uma certa faixa de pH para funcionar de forma otimizada (ou em tudo). Observe se este é o caso do seu ingrediente; isso é mais comum com ativos e conservantes, mas também pode aparecer com agentes gelificantes e surfactantes que podem variar em viscosidade com o pH.

Ponto de Fusão/ Combustão

Assim, você sabe quando as coisas vão derreter e não coloca fogo nas coisas! Leia para obter mais informações sobre os pontos de fusão em produtos anidros. Lembre-se de que líquidos voláteis como a ciclometicona podem ter pontos de fulgor/ combustão muito baixos e isso pode apresentar problemas de segurança.

Sensação pela pele/ velocidade de absorção

Isso é mais relevante para ingredientes usados ​​em concentrações mais altas, especialmente em produtos sem enxágue. Pense em óleos, manteigas, pós cosméticos, ceras, etc. Você provavelmente não notará a velocidade de absorção de algo usado a 1%.

Principais pontos fortes e fracos

Esta categoria pode ser bastante ampla e pode abranger todos os tipos de informações. Sua pesquisa mostra que um carbômero é especialmente tolerante a eletrólitos? Ponto forte! 

Um emulsificante também tem ótimas propriedades hidratantes? Ponto forte! 

Algo está realmente fedendo? Provavelmente uma fraqueza. 

Um novo ingrediente requer um pH muito específico para funcionar? Não é uma fraqueza, mas definitivamente uma consideração – especialmente se outros ingredientes que você deseja podem exigir ambientes de pH diferentes.

Lembre-se de ter em mente que quase todos os pontos fortes e fracos podem ser invertidos – um ponto forte se torna um ponto fraco e vice-versa – em uma situação ou outra. 

Talvez você não queira que a emulsão seja um hidratante extra, então, de repente, aquele emulsificante hidratante não é a melhor escolha. Talvez você ame o cheiro desse ingrediente fedorento, então ele se torna uma vantagem!

Como trabalhar com isso

O ingrediente vai para a fase oleosa ou para a fase aquosa?

É sensível ao calor? Combustível? Incompatível com certos ingredientes? 

Ele precisa ser pré-derretido, pré-disperso ou pré-algo diferente? Conheça essas coisas!

Armazenamento e vida útil

Bastante autoexplicativo! Quanto mais curta for a vida útil, menor será a quantidade que você deve comprar.

Ok, essas são as minhas considerações! Eu perdi alguma coisa? Deixe nos comentários!

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *