Compreendendo como sua pele funciona

Compreendendo como sua pele funciona

Sua pele é incrível. É um órgão vivo em constante mudança, dinâmico e adaptável. Ele pode se adaptar em um instante, respondendo às diferenças de ambiente, temperatura e luz. É sensível ao calor, vibração, movimento e pressão, e nos protege de solavancos e clima frio, a microrganismos e radiação ultravioleta, mantendo-nos vivos e saudáveis.

Então, como sua pele realmente funciona? O que isso faz? E como você pode cuidar da melhor maneira possível de sua incrível pele?

O que sua pele faz por você?

Sua pele é responsável por muitas funções vitais para a vida, como:

• Previnir a perda de umidade.

• Evitar a entrada de microrganismos como bactérias, partículas e substâncias químicas.

• Produzir vitamina D.

A estrutura da sua pele

A pele é dividida em três camadas principais.  A camada mais externa é chamada de epiderme. Abaixo, está a derme e, por fim, está a camada de gordura subcutânea.

A epiderme

Esta é a camada mais externa da pele, e é a pele que você pode ver. Existem várias camadas de pele na epiderme e cada camada é composta por diferentes tipos de células.

A epiderme está em constante regeneração. As células da camada inferior, chamadas queratinócitos, movem-se para cima e tornam-se mais resistentes quando atingem a superfície.

A camada superior é chamada de estrato córneo e, na verdade, é composta de células mortas da pele. Essas células continuam a se desprender e são substituídas por novas camadas de células que aparecem abaixo.

A derme

Esta é a camada interna com grande resistência, localizada sob a epiderme, e muito mais espessa do que a epiderme. Esta é a camada que confere resistência e flexibilidade à pele e protege o corpo do stress e da tensão. 

A camada subcutânea

Esta é a camada da pele na parte inferior, sob a derme, e é composta por tecido adiposo e conjuntivo. Esta é a parte da pele que ajuda a isolar o corpo do frio e fornece um isolamento para proteger as estruturas internas do corpo, como músculos e órgãos. 

O papel da barreira da pele

Uma das funções mais importantes da pele é servir de barreira para protegê-lo das agressões externas. Isso é chamado de função de barreira da pele e é o trabalho da camada mais externa da epiderme (a camada que mais interage com o mundo externo).

Essa camada é o estrato córneo, e você pode pensar nela como uma parede feita de tijolo e argamassa. Nesse caso, os tijolos são células mortas da pele chamadas queratinócitos, que formam uma camada protetora externa resistente. Nesse caso, a argamassa é chamada de matriz intercelular e consiste em uma camada de moléculas (chamadas de lipídios) dissolvidas em óleo.

O papel da barreira lipídica

Essa camada de lipídios (óleos) forma um escudo protetor que é de vital importância para o funcionamento saudável de nossa pele e é chamada de barreira lipídica.

Previne a perda de água e ajuda a manter a umidade da pele. Também evita que o fator de hidratação natural, seja removido da pele. A barreira lipídica não apenas mantém sua pele em boas condições, mas também a mantém em boas condições. Ela também pode evitar todas as interferências e impedir que produtos químicos e bactérias prejudiciais entrem no meio ambiente.

O manto ácido

O manto ácido é uma camada protetora adicional e também pode atuar como uma barreira entre a pele e o mundo externo. É uma fina película protetora na superfície da pele, que é feita de uma mistura de suor e sebo, que são óleos produzidos naturalmente pela nossa pele.

A camada protetora possui leve ácido, com pH entre 4,5 e 6,5, dependendo da natureza química da pele e do tipo de produto utilizado.

O manto ácido ajuda a manter a pele macia, flexível, lisa e firme, ajuda a prevenir a perda de hidratação e ajuda a proteger contra poluentes e raios ultravioleta.

Oferece propriedades anti-infecciosas porque a acidez impede o crescimento de bactérias nocivas que crescem em ambientes alcalinos. Também estimula o sistema imunológico e produz antígenos próximos à superfície da pele, que podem matar bactérias “más”.

Como o cuidado natural da pele pode ajudar a proteger sua pele

De um modo geral, bons cuidados com a pele desempenham um papel vital no apoio à função de barreira da pele, promovendo o crescimento saudável da pele, reduzindo a irritação e a inflamação e promovendo a nutrição da pele saudável, brilhante, macia, flexível e saudável.

Uma das coisas mais importantes que podemos fazer pela pele é mantê-la nutrida e hidratada. Isso pode manter a elasticidade da pele, protegendo assim a pele de danos.

Para simplificar, a boa notícia sobre os cuidados com a pele “realmente naturais” aqui é que os ingredientes dos produtos naturais para a pele podem realmente nutrir a pele!

Eles não apenas ajudam a repor a barreira lipídica, restaurar o manto ácido e manter um sistema de reparo de barreira funcionando corretamente, mas também fornecem nutrientes vitais que promovem o crescimento saudável da pele, estimulam a circulação sanguínea local e combatem a irritação ou inflamação.

Portanto, escolher os ingredientes naturais certos para a pele pode ajudar a manter os Fatores Hidratantes Naturais (NMFs), que são tão importantes para uma pele macia e macia.

Como mantemos a pele hidratada?

Embora a água ajude a manter uma boa hidratação, para mantê-la hidratada a sua pele precisa de um pouco mais, e é aí que entra em jogo a escolha do tipo certo de ingredientes que ajudam a ‘ hidratar ‘ a pele. 

Portanto, você precisará selecionar ingredientes que, quando misturados, tenham estas três qualidades:

  • Emoliente.
  • Umectante.
  • Oclusivo.

Emolientes são substâncias adicionadas às formulações para lubrificar a superfície da pele e conferem à pele uma aparência e sensação macia e suave. Essa qualidade tende a vir principalmente de óleos carreadores e manteigas.

Os umectantes são ingredientes solúveis em água que aumentam o teor de água das camadas superiores da pele, retirando a umidade do ar circundante ou da derme. A glicerina é um exemplo de um bom umectante.

Os oclusivos são geralmente ingredientes à base de óleo que revestem a superfície da pele para formar uma barreira que evita a perda de água transepidérmica. Manteigas, por exemplo, manteiga de karité e ceras, por exemplo, cera de abelha ou cera de jojoba, e alguns óleos veiculares, como óleo de abacate, são exemplos de bons oclusivos.

Um bom hidratante é aquele que utiliza ingredientes que possuem essas qualidades e ajudam a manter a função de barreira da pele.

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *