A diferença entre cosméticos artesanais, naturais, orgânicos e veganos

A diferença entre cosméticos artesanais, naturais, orgânicos e veganos

Vamos falar sobre a diferença entre cosméticos artesanais, naturais, orgânicos e veganos.

Os cosméticos são regulamentados pela Anvisa referente a Lei 6.360/1976. A Anvisa não reconhece os cosméticos feitos artesanalmente. Não temos regulamentos específicos. Todos os produtos de beleza estão sujeitos às mesmas normas e requisitos da Anvisa, sejam cosméticos convencionais, naturais, orgânicos ou veganos.

Desde 2017, foi aprovado um projeto de lei que tem como objetivo incluir as saboarias na lei do Artesanato. Em primeira instância, foi modificado o artigo, incluindo também o sabonete como um produto artesanal. Na última tramitação deste projeto de lei, foi em dezembro de 2019, onde foi encaminhado para uma comissão para fazer um relatório. Os cosméticos artesanais são produzidos manualmente por meio de procedimentos ou técnicas que transformam a matéria-prima em produto acabado.

Cosméticos artesanais

Então esse é o termo! Os cosméticos artesanais são simplesmente aqueles que são produzidos à mão. Usar o termo cosméticos feitos à mão e/ou artesanais, não garante que os produtos possam vir a ser orgânicos, naturais ou veganos. É simplesmente a forma manual no todo ou em parte do processo de produção.

Cosméticos naturais são aqueles cuja formulação é composta por matérias-primas de origem vegetal, animal ou mineral e que podem conter em sua composição um percentual de produtos sintéticos. Futuramente explicarei melhor essa questão no fato de que em produtos cosméticos naturais, podem ter uma porcentagem de ingredientes sintéticos.

Vale lembrar que uma matéria-prima natural também não é necessariamente orgânica. Os cosméticos naturais também não são testados em animais, portanto, este posicionamento está isento de crueldade animal.

Porém, os cosméticos orgânicos são formulados e produzidos exclusivamente com ingredientes naturais certificados. Ou seja, produzidos com ingredientes que não utilizam produtos que causem danos à saúde ou que contribuam para a poluição e degradação do nosso meio ambiente.

Cosméticos orgânicos versus naturais

Os cosméticos orgânicos comparados aos cosméticos naturais, têm o maior valor em comparação aos cosméticos naturais, pois as diretrizes para certificação desses produtos são mais rígidas quanto ao percentual de ingredientes naturais e orgânicos.

Já que a Anvisa não parametriza, quem dá as orientações para cosméticos naturais e orgânicos? As certificadoras são responsáveis ​​por esses parâmetros e diretrizes.

Certificadoras de cosméticos

Hoje nós temos algumas certificadoras. A Cosmos Standard da Europa, sendo uma junção de várias outras certificadoras que se uniram para fazer um parâmetro único entre eles. Então, dentro da Cosmos Standard, hoje existe a: IBDH (Alemanha), COSMO BIO (França), ECOCERT (também da França) e a ICEA (Itália).

Na Europa existe também a NATRUE, possuindo três tipos de certificação que são os cosméticos naturais, cosméticos com porção orgânica e cosméticos orgânicos. E temos a COSMOS com essa combinação de certificadoras que conseguiram parametrizar seus requisitos e no Brasil temos também o IBD. 

Ainda temos outra certificadora que é a USDA (Estados Unidos). Não vou entrar nos requisitos de cada certificadora, pois futuramente penso em construir outro artigo onde possamos esclarecer essa questão dos percentuais.

Mas é importante que você conheça quem está dando esse direcionamento e não é a nossa legislação brasileira, mas sim as certificadoras.

Cosméticos veganos

Já os cosméticos veganos são aqueles cujas formulações são totalmente isentas de qualquer componente de origem animal. No Brasil, a entidade responsável por verificar e certificar que o produto é realmente vegano é a sociedade vegetariana brasileira. No entanto, a certificação emitida pela instituição não é um requisito obrigatório.

Estas são as perguntas que recebo e por isso decidi fazer este artigo para que você possa retirar essas dúvidas em relação à nomenclatura artesanal, natural, orgânica e vegana.

Deixe seu comentário para que eu possa trazer novos artigos sobre este assunto.

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *