Fala Divas! Todas as semanas eu recebo mensagens nas minhas redes sociais pedidos de como se faz um creme facial. Então já cheguei chegando (hehehe) com um creme facial de açaí com vitamina C que tem grande quantidade em antioxidantes.
Os antioxidantes combatem os radicais livres e também o envelhecimento precoce.
Vamos conhecer o quê você precisa para fazer esse creme facial de açaí com vitamina C?
Ingredientes do seu creme facial de açaí com vitamina C
Fase A
170,70g Água destilada;
25,00g Glicerina vegetal;
1,25g Goma gua;
Fase B
2,50g Ácido esteárico;
12,5g Olivem 1000;
2,5g Jojoba ester;
22,5g Óleo de açaí;
Fase C
3,0g Spectrastat;
0,25g Óleo essencial de cedro atlas;
0,25g Óleo essencial de imortele;
0,75g Óleo essencial de gerânio;
1,25g Óleo essencial de ylang ylang;
5,0g Vitamina C estabilizada;
2,5g Vitaina E.
Ajustar pH entre 6 – 6,3 com ácido cítrico
Você pode assistir como faz seu creme facial de óleo de açaí
Eu gravei o passo a passo de como se faz esta formulação. Clique aqui!
Como criar seu creme facial de óleo de açaí com vitamina C
Inicie pela fase A
Misture a goma gua com a glicerina vegetal até a goma ficar bem húmida. Após isso, coloque em uma vasilha/ becker e aqueça em uma chapa aquecedora ou em banho maria até chegar em 75 graus.
Água destilada: livre de qualquer impureza. Obtida a partir de água potável, sendo desmineralizado e purificada.
Glicerina vegetal: função regenerativa. Caso a pele já esteja danificada, a glicerina vegetal poderá nos ajudar a recuperar sua estrutura inicial.
Goma guar: a primeira vantagem da goma de guar é que ela é usada para conseguir um rosto rejuvenescido evitando o aparecimento de rugas .
Em seguida, fase B
Reúna o ácido esterárico vegetal e o olivem 100 em uma vasilha/ becker e aqueça até o ponto líquido. Após isso, reúna os outros ingrediententes, como jojoba ester e o óleo de açaí e aqueça até chegar a temperatura de 75 graus.
Ácido esteárico vegetal: engrossa a formulação.
Olivem 1000: auto-emulsificante. evitando a desidratação e reduzindo os danos causados pelos fatores ambientais. Ajuda a transportar outros ingredientes para as camadas profundas da pele.
Jojoba ester: aumenta o conteúdo de água da pele. Torna a pele macia e flexível.
Óleo de açaí: O óleo de açaí tem um extraordinário conteúdo antioxidante, seu valor ORAC (CAPACIDADE ANTIOXIDANTE DOS ALIMENTOS), é considerado um dos mais altos que existe. É um óleo excelente para usar puro no tratamento de rugas na área dos olhos. Pode ser usado em todos os tipos de pele, mas é especialmente recomendado para peles secas, escamosas ou ásperas. O óleo de açaí é rico em polifenóis, antioxidantes e antiinflamatórios.
Reunindo a fase A e B do se creme de açaí com vitamina C
Após a fase A e B estarem em 75 graus, reunas as duas mexendo com bem manualmente ou com mixer até se tornar um creme. Esse momento é a emulsão! Após isso, aguarde seu creme facial esfriar até 40 graus.
Após seu creme de açaí estar abaixo de 40 graus, inicie a fase C
Quando seu creme facial de açaí com vitamina C estiver abaixo dos 40 graus, acrescente o spectrastat, os óleo essenciais de de cedro, imotele, gerânio e ylang ylang, vitamina C e a vitamina E. E reserve até o outro dia para checar seu pH.
Spectrastat: são combinações de ingredientes para fornecer efeitos de preservação de amplo espectro.
Óleo essencial cedro: Equilibra a oleosidade e é antifúngico e levemente calmante.
Óleo essencial Imortele: antibacteriano, cicatrizante, anticoagulante, regenerador, antiinflamatória, antiviral, estimulante e anestésico. Uma alternativa natural e ecológica , realmente eficaz, indicada para tratar todo tipo de feridas, cicatrizes, hematomas proteção de pele, acne, etc.
Óleo essencial Gerânio: possui propriedades antifúngicas, antiinflamatórias e antibacterianas.
Óleo essencial Ylang ylang: O óleo essencial de Ylang Ylang é um ótimo anti-séptico e cicatrizante. Revitaliza e equilibra a pele. Calmante e relaxante. Diminui a tensão. Facilita o sono. Para pele oleosa e irritada e pele com impurezas. São atribuídos efeitos afrodisíacos.
Vitamina C estabilizada: Um ingrediente ativo antienvelhecimento e antioxidante excepcional, a vitamina C estimula a síntese de colágeno, protege as células dos danos causados pelos radicais livres e unifica a pele. Oferecendo de forma estabilizada, para garantir uma atividade constante na formulação. É ideal na formulação de cuidados anti-envelhecimento e clareadores, “brilho da pele” e anti-manchas escuras.
Vitamina E: é um antioxidante natural, ajudando a preservar os óleos vegetais e as manteigas do ranço. A adição de vitamina E é, portanto, recomendada em todas as preparações que contenham óleos sensíveis e nas fórmulas de bálsamos e misturas oleosas, para as quais estenderá o prazo de validade. A vitamina E também tem um papel muito interessante na pele: é um excelente ingrediente ativo antienvelhecimento, especialmente recomendado para peles secas e maduras e na reparação dos cuidados pós-sol.
Tem um artigo que explica melhor sobre os antioxidantes nas formulações. Clique aqui!
Conferindo o pH do seu creme facial de açaí com vitamina C
Um dia após sua criação do creme facial de açaí com vitamina C, cheque o pH. Provavelmente seu pH está alto e precisamos abaixa-lo entre 6-6,3 para mantermos a eficácia da vitamina C. Ajuste este pH com ácido cítrico e envase o creme.
É super importante você identificar a embalagem com o nome do produto e com a data que formulou seu maravilhoso creme de açaí com vitamina C.
Caso ficou com alguma dúvida, é só deixar nos comentário que terei o maior prazer em responder 😉