Creme para pele seca: emulsão água em óleo W/O

Creme para pele seca: emulsão água em óleo W/O

Fala Divas, Bem vindas a mais uma formulação!

Hoje trago para você o creme para pele seca. Uma emulsão água em óleo W/O.

Quando comecei a estudar cosmetologia natural, descobri a famosa “emulsão”. Porém existe na cosmetologia natural existe a óleo em água (O/A) e água em óleo (W/O), que nunca vi ninguém comentar criando na internet devido o resultado ser mais oleoso, sendo ótimo para peles oleosas.

Ingredientes que você vai precisar para seu creme para pele seca

Fase A

28,4g Triglicerídeo caprílico/ caprico 14,2%

40g Óleo de amêndoas 20,0%

60g Óleo de jojoba 30,0%

10g Olivem 900 (Olivato sorbitano) 5,0%

10g Estearato de glicerila 5,0%

4g Cera de carnaúba 2,0%

4g Leticina 2,0%

Fase B

36g Água destilada 18,0%

2g Propanediol 1,0%

Fase C

2g Geogard 221 (Álcool benzílico, ácido desidroacético) 1,0%

0,5g óleo essencial cipreste francês (Cupressus sempervirens) 0,25%

0,1g Óleo essencial gengibre (zingiber officinale) 0,05%

0,2g Óleo essencial Ylang ylang (Canaga odorata) 0,1%

0,2g Óleo essencial petitgrain (Citrus aurantium amara) 0,015

2,0g Vitamina E 1,0%

0,6g Natur´lift (Pullulan, Sorbitol, Acacia senegal gum, Trehalose) 0,3%

Instruções de preparo do creme para pele seca

  1. Combine a fase A e aqueça a 75⁰C.
  2. Meça a fase B. Verifique/ajuste o pH para 6 – 6,3 – muito importante que você ajuste e verifique o pH nesta etapa. Uma vez verificado, aqueça a 75⁰C.
  3. Adicione a fase B à fase A e mexa sob alta agitação até formar uma emulsão brilhante e homogênea.
  4. Agitar sob baixa agitação até <40⁰C. Adicione a fase C e mexa sob baixo agitação até ficar homogênea.
  5. Deixe esfriar completamente antes de envasar. O produto precisa ser totalmente definido durante a noite antes de ser avaliado no dia seguinte.

Quais os benefícios do creme para pele seca:

Triglicerídeos caprílicos / cápricos

É um óleo muito estável contra a oxidação. É usado principalmente como emoliente – acalma e suaviza a pele. Tem grande capacidade de penetrar rapidamente na pele sem deixar uma película gordurosa.

 Os cremes com este óleo têm uma textura muito leve. É particularmente adequado para aplicações de proteção solar e para peles sensíveis.

Óleo de amêndoa

O óleo de amêndoa doce é recomendado para todos os tipos de pele, incluindo a pele do bebê. Ajuda aliviar o desconforto da pele em casos como de irritação, coceira e queimaduras.

favorece a hidratação da pele, tornando-a mais suave e resistente à passagem do tempo, evitando o aparecimento de rugas. 

A sua textura dá espalhabilidade em aplicaçōes de massagens em qualquer zona do corpo, seja rosto, corpo ou nos cabelos.

É capaz de obter uma excelente sensação de suavidade, além de liberar os poros em vez de obstruí-los, como é o caso de outros tipos de óleos.

Óleo de jojoba

O uso do óleo de jojoba é usado para hidratar a pele, deixando-a macia e suave, pois hidrata as camadas externas da epiderme. 
O óleo de jojoba contém vitaminas A e E, e também tem efeitos anti-inflamatórios.

 Com o óleo de jojoba poderemos fazer cremes caseiros mais estáveis ​​porque é eficaz contra a oxidação. 

Olivato de sorbitano (Olivem 900)

Olivem 900 é um emulsificante de origem vegetal (azeite) livre de PEG e não iônico para fazer emulsões do tipo água-em-óleo A/O e pode ser usado como substituto vegetal da lanolina.

A textura final será vista após cerca de 48 horas. 

Estearato de glicerila (Citrol GMS N / E)

é um emulsificante não-iônico obtido através da reação de esterificação do ácido esteárico com glicerina, com controle de monoéster. É o mais simples dos compostos não iônicos utilizados como emulsionante auxiliar e é empregado tanto em emulsões do tipo O/A (óleo em água) como A/O (água em óleo), para uso interno ou externo. Usado externamente tem propriedade emoliente e, quando associado a um tensoativo aniônico, tem o efeito de produzir auto-emulsões, sendo usado com bons resultados em sistemas do tipo O/A.

Normalmente é usado como emulsionante secundário, colaborando na estabilidade do sistema. Além de ser tensoativo, tem grande aplicação como doador de consistência em emulsões, tanto óleo em água (O/A) como água em óleo (A/O). O MEG, como também é chamado, confere emoliência, lubricidade e plasticidade. É aplicado em emulsões tipo creme, loções e pomadas.

Cera de carnaúba

A principal propriedade pela qual a cera de carnaúba se destaca é o seu acabamento brilhante. Além disso, hipoalergênico, ou seja, não produz nenhuma reação alérgica nas pessoas que o utilizam. Por isso, a cera de carnaúba é perfeita para ser utilizada na produção de produtos cosméticos como batons e maquiagens, por exemplo.

Lecitina

A lecitina fluida é um emulsificante à base de lecitina pura dissolvida em óleo de girassol para facilitar sua aplicação. 

Contém aprox. 35% fosfatidilcolina, é um líquido viscoso marrom com odor intenso.

Propanediol

Propanodiol, melhora o fornecimento de umidade e não causa irritação. 
Além disso, o propanodiol reforça a eficácia dos conservantes, pelo que a sua utilização pode ser reduzida. Como solvente natural, o propanodiol possibilita a incorporação segura de ingredientes ativos à base de plantas,
O propanodiol à base de plantas é o primeiro substituto de glicol 100% natural do mundo adequado para cosméticos com certificação Ecocert. É baseado em matérias-primas rapidamente renováveis. O material de partida é o açúcar de milho.

Os benefícios incluem:
– Umectação melhorada/excelente
– Sem irritação ou sensibilização da pele
– Conservante aprimorado
– Melhora as propriedades sensoriais
– Pode ajudar a fornecer ingredientes ativos à pele
– Máxima solubilidade

Dehydroacetic acid, benzyl alcohol (Geogard 221)

Biogard 221 tem um efeito conservante na faixa de pH 2 a pH 7,0. É facilmente solúvel em água, álcool e glicóis. Devido à sua facilidade de uso, Biogard 221 é adequado para a maioria dos tipos de aplicações cosméticas. Funciona em uma ampla faixa de pH, é seguro de manusear e é química e fisicamente estável.

Agulhas / óleo essencial de galho de cipreste francês (Cupressus sempervirens)

ajuda a combater a celulite. É um óleo tonificante, suavizante, adstringente e anti-inflamatório. 

Óleo essencial gengibre (zingiber officinale)

É um óleo analgésico, afrodisíaco e carminativo. Indicado para sua aplicação em entorses, distorções, reumatismo, etc…

Óleo essencial Ylang ylang (Canaga odorata)

O óleo essencial de Ylang Ylang é um ótimo agente antisséptico e cicatrizante. Revitaliza e equilibra a pele. Calmante e relaxante. Diminua a tensão. Facilita o sono.  Atribui-se efeitos afrodisíacos.

Óleo essencial petitgrain (Citrus aurantium amara)

 O óleo de neroli é uma valiosa matéria-prima para perfumes; na naturopatia, o neroli é usado para problemas de pele e tensão nervosa.

Vitamina E

Vitamina E, para proteger nossos óleos, pois a gente não quer que eles rancifiquem. Clique aqui para saber mais sobre os antioxidantes.

Natur´lift (Pullulan, Sorbitol, Acacia senegal gum, Trehalose)

Tensor imediato. Suaviza a aparência de rugas e linhas finas sem nenhum efeito desagradável de puxar, graças à elasticidade do filme invisível formado. Bem tolerado pela pele, forma um  filme não oclusivo, formando uma película de toque suave.

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *