Formulações cosméticas caseiras: Quando descartar?

Formulações cosméticas caseiras: Quando descartar?

Alguma vez já se perguntou em suas formulações cosméticas caseiras, quando descartar? Independentemente de você identificar por ingredientes obsoletos, produtos suspeitos, frascos ou embalagens misteriosas e um dia poderá reutilizá-los com segurança.

Algumas coisas são simplesmente jogadas fora como parte de um hobby e, frequentemente, funcionam melhor do que queremos admitir, infelizmente!

Tirei um saco de lixo, onde eu armazeno tudo. Eu sabia que havia coisas que eu precisava finalmente descartar, que havia muito tempo formulado desde então.  

Enquanto eu examinava meu estoque de ingredientes do tamanho de uma caverna de tesouro do dragão (kkkkk), encontrei um número de ingredientes em duplicidade (às vezes, várias coisas fechadas …snif, snif!).

De qualquer forma, isso me fez pensar sobre o que precisamos nos livrar. Existem quatro categorias principais com coisas que devem ser descartadas. Sāo elas:

  • Ingredientes estragados, contaminados ou duvidosos;
  • Coisas que você não consegue identificar (não faz ideia do que seja!);
  • Embalagens usadas que não podem ser limpas adequadamente (sim, isso também acontece!)

Ingredientes estragados, contaminados ou duvidosos para formulações cosméticas caseiras

Desde já, como esses ingredientes não são usados, é difícil descartar essa categoria.

Você sente que está desperdiçando dinheiro com ingredientes e está com raiva de si mesmo por gastar dinheiro com coisas não utilizadas. Os ingredientes podem estar danificados, contaminados ou suspeitos.

Acho que óleos rançosos e manteiga são os ingredientes nesta situação. Além disso, eles são fáceis de comprar em quantidades maiores do que o necessário, pois a vida útil é longa (1–2 anos), e você usa (ou pode) em grandes quantidades nas receitas.

Dependendo do ingrediente “duvidoso”, a receita pode falhar, o produto final pode estragar rapidamente (ou cheirar a mal desde o primeiro momento da formulação), mas de qualquer forma é uma perda de tempo. 

E, para a lógica, você pode se contaminar. como provável de acontecer com ranço, mas muitos tipos de deterioração são definitivamente prejudiciais. Se você é o tipo de pessoa que raspa alimentos com bolor e ainda come, por favor, não carregue esse hábito para a suas formulações!

Lições para se aprender com as formulações cosméticas e seu descarte

Adquira uma quantidade menor de materiais, e também é possível adquirir uma variedade menor de matéria-prima. Se você acabar descartando muitas coisas, pense nisso como uma experiência de aprendizado. Você já sabe o que não fazer e/ ou usar muitas coisas, comprar mais coisas pode desperdiçar dinheiro. 

Produtos acabados estragados, contaminados ou duvidosos

Bom, este é difícil! Porque você já gastou tempo e energia no produto, bem como nos ingredientes e provavelmente também em algumas embalagens. 

Normalmente, se algo está mofado, as pessoas não têm problemas para jogar coisas fora (eu espero!). Em outras palavras, coisas que possuam três ou quatro anos de idade e acumulando poeira também devem ser descartadas (por favor, date suas formulações quando você as fizer!). 

Este hábito torna fácil encher sua casa com frascos, garrafas e potes com formulações feitas por você, e não só podem encher os armários e desorganizar as bancadas, mas também podem exceder rapidamente sua capacidade de utiliza-los.

É fácil guardar tudo o que você fez (basta colocá-lo no armário. É super fácil!). Contudo, eu encorajo a manter apenas as coisas que você está super disposta (o) e pode usar frequentemente. 

Igualmente, se você não ama algo imediatamente por seu gosto pessoal (como por exemplo, muito pesado para sua pele, não se importe com o cheiro, cor errada para sua pele, etc.), ao invés de mantê-lo em sua casa ocupando espaço e, eventualmente, estragar e ser jogado fora, passe para frente. Ou seja, veja se você pode dar de presente para alguém que vai adorar (e usa-lo).

Nāo estoque formulações cosméticas, além do que você utiliza!

Conforme você cria formulaçōes cosméticas, aprende sobre os tipos de coisas que você utiliza muito. Pessoalmente, eu uso bastante loção, protetor labial, sabonete líquido e muitos itens de maquiagem, então costumo fazer muitas dessas coisas. “Muito” é um termo muito relativo. 

Por mais que eu ame o protetor labial, cinco tubos provavelmente durarão um ano, e quando se trata de fazer, cinco tubos (ou 25g) de protetor labial não é muito. 

O sabonete e a máscara de cílios, no entanto, desaparecem muito rápido. Um sabonete de 200g podem durar um mês. Hidratantes também tendem a desaparecer rapidamente. Portanto, escolho fazer mais estes itens do que protetores labiais.

Se tudo o que você formulou foi absolutamente ruim, comece do início. Não tente preservá-lo adicionando outros ingredientes (você está apenas mantendo lixo).

Anote o que você já fez, o que foi particularmente desagradável e quaisquer suposições de “erros” (cera demais, ingredientes insuficientes, mistura de cheiro horrível, etc.).

O que aprender com isso?

Produza em pequenos lotes, presenteie seus amigos e familiares, não tente “ressuscitar” coisas terríveis adicionando mais ingredientes e concentre a maior parte de sua energia em coisas que você usa com frequência.

Formulações que você não faz ideia do que seja

A princípio, todos nós já passamos por isso! Fizemos algo, colocamos em uma lata adorável e pensamos “Não preciso etiquetar isso, vou lembrar o que é”. E talvez você faça, ou talvez não. 

Se você não sabe o que é, jogue fora! Você não sabe quanto tempo tem este cosmético, não sabe os ingredientes que contém ali dentro ou em sua segurança. Mesmo se você tiver certeza de que se lembrará, jogue fora o que é perfeito para se motivar e sempre mantenha um rótulo legível.

Embalagens usadas que não podem ser limpas adequadamente

Acho que todo novo formulador de cosméticos naturais para uso próprio começa a acumular garrafas vazias e tubos como estivesse começando de um dia para noite um apocalipse e a moeda da nova ordem mundial serão recipientes vazios com tampa de bomba e latas velhas.

Embora algumas coisas possam ser limpas e reutilizadas com eficácia (potes de vidro são um bom exemplo), muitas coisas não podem.

Por exemplo, qualquer item um pouco mais complexo como tampas pumps (bombeamento/ compressão), não são limpos adequadamente e devem ser descartados, definitivamente!

Mas alguns exemplos para descartar suas formulaçōes cosméticas naturais…

  • Notando marcas de bolhas, micro riscos e outras texturas no interior do recipiente, jogue-o fora. 
  • Pode ter cantos e fendas para prender pedaços de bactérias e / ou nunca secar adequadamente? Jogue fora!

Lembre-se, seu tempo tem valor e é mais valioso do que aquele mecanismo de bomba de R$ 0,80.

Então, por favor! Não gaste quarenta minutos tentando limpá-lo e depois o deixe vagando pelo balcão por três semanas enquanto tenta decidir o que fazer com ele (reciclar!).

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *