O impacto das embalagens cosméticas de plástico no meio ambiente

Você sabia que a indústria cosmética brasileira está entre os cinco países que mais produz lixo plástico, atrás somente de Estados Unidos, China e Japão. Dá pra ter ideia do impacto dessas embalagens no meio ambiente? Esse tema já foi muito discutido e pautas de diversos movimentos, mas a poeira sempre abaixa e as pessoas parecem se esquecer o real significado da grande produção de um material que danifica tanto o meio ambiente. 

Os resíduos descartados vão além da embalagem, você sabia que alguns produtos possuem partículas plásticas que são descartadas na lavagem de um produto, por exemplo, uma máscara facial? Embora seja um tópico não tão discutido, é relevante quando se contabiliza a quantidade de lixo produzido pelas indústrias cosméticas. 

O mercado de cosméticos vem se adaptando de acordo com as várias questões levantadas, um consumidor com acesso às informações fica mais exigente, ele quer saber de onde vem e para onde vai o produto, um grande exemplo disso é a reforma da indústria da beleza em busca de produtos que não sejam testados em animais. Agora, o impacto das embalagens cosméticas de plástico no meio ambiente não é um assunto muito recorrente, pelo contrário, as empresas investem cada vez mais nesse tipo de embalagem, fazendo com que sejam descartados toneladas e toneladas de lixo plástico, desenfreadamente.

Vou citar um breve exemplo de como essas embalagens estão cada vez mais se acumulando em descarte não sustentável, diversas empresas vendem embalagens plásticas para produtos cosméticos na internet, recentemente virou trend mostrar como empreendedores vendiam seus produtos, um deles é o gloss caseiro, que é embalado em plástico, essas embalagens são vendidas em grande quantidade em sites de venda rápida. 

Todos os anos são produzidos no mundo cerca de 1,3 bilhão de toneladas de lixo

É importante ressaltar que com a voz dada às novas ideias estão surgindo pouco a pouco pequenas empresas focadas na produção de cosméticos mais naturais e orgânicos que utilizam ingredientes em sua fórmula que são menos agressivos ao meio ambiente, com isso, as embalagens também estão sendo substituídas. Mas isso ainda não é nada comparado aos benefícios que viriam se as grandes empresas também adotassem essas medidas. 

A indústria de produtos para cabelo está se renovando e agora está em alta a produção de shampoos e condicionadores em barra, o que reduz o desperdício e acompanhados de embalagens recicladas ajudam a diminuir o lixo plástico descartado. Nesta perspectiva, vemos que o mercado adota novos produtos e novos olhares, é uma escolha que o consumidor pode fazer. Vemos que estão cada vez mais próximos de informações, ao indicar os efeitos nas escolhas deles, passam a buscar empresas que façam parte de campanhas para diminuir os danos e impactos. 

Alternativas 

Para reduzir a produção do lixo das embalagens plásticas produzidas para suprir o mercado de cosméticos, as empresas podem buscar alternativas para reduzir o impacto. Falamos um pouco sobre as pequenas empresas que estão adotando alguns recursos para produzir sem ferir tanto o meio ambiente, mas vale ressaltar também as escolhas de grandes empresas que adequar sua produção para o que os consumidores fiquem mais atentos.

Embalagens feitas de material orgânico

Algumas opções vêm surgindo para substituir o temido plástico na indústria cosmética. 

Embalagens de plástico PLA, é biodegradável, reciclável, biocompatível, compostável e bioabsorvível. Conhecido como PDLA e PLLA, é um polímero sintético termoplástico e a principal vantagem é que, comparado ao plástico poliestireno e polietileno que demoram de 500 a 1000 anos para se degradarem, PLA demora de seis meses a dois anos! Mas para que isso ocorra de forma correta, esse material deve ser descartado de forma correta, o que significa que deve ser depositado em usinas de compostagem para que se decomponha. 

Adesivos feitos de papel semente, os rótulos podem e já estão sendo substituídos por esse tipo de material, que pode ser também utilizado para tags e outros complementos, como caixas e sacolas de cosméticos.

Vale ressaltar que mesmo que esteja optando por esses produtos sustentáveis, para que de fato as medidas funcionem, deve-se descartar de forma correta as embalagens. É importante se atentar às informações que acompanham o produto. 

Os 3 R’s 

Quando se fala do impacto causado por essas embalagens plásticas do mercado cosmético no meio ambiente, é importante lembrar dos R ‘s da sustentabilidade, que deve ser levado em conta sempre que for consumir um novo produto. 

Reduzir

Procure reduzir a quantidade de produtos cosméticos, mas isso não significa que você precisa parar de consumir, mas pense, compre por exemplo, um hidratante facial por vez. Aqui vale lembrar das compras por impulso. 

Reutilizar 

O design de diversos produtos são pensados pela estética e atratividade, o que muitas vezes não dá possibilidade de ser reutilizado, mas esse é um passo importante para diminuir o impacto ambiental. Algumas empresas adotam a utilização de embalagens com refis, o consumidor compra uma vez a embalagem e depois passa a consumir o refil, para abastecer aquela mesma embalagem, não é uma solução, mas é um passo que ajuda a reduzir sim o lixo produzido. 

Reciclar 

Diversas empresas investem em embalagens recicláveis e muitas delas adotam aquelas que viram uma semente para ser plantada após o uso do produto. O descarte correto das embalagens biodegradáveis ou mesmo as convencionais são de grande ajuda para que esse material seja utilizado de uma nova forma. 

Condições específicas

Mesmo com todas as opções, algumas alternativas ainda não são viáveis para todos os cosméticos, isso por conta de vários fatores, algumas embalagens precisam ser feitas de formas específicas para conservação do produto, para que ele não perca propriedades e etc. 

Ainda que seja um passo enorme a dar, as pequenas e médias empresas que surgem com essa opção de embalagens pensadas para diminuir os impactos ao meio ambiente ajudam a colocar essa prática em vista do consumidor. 

Os cosmésticos produzidos em casa também é uma opção, visto que ao prouzir seu próprio produto, evita que novas embalagens sejam produzidas. Além do fator das embalagens, quando você mesmo produz seu cosmético, sabe exatamente o que vem em sua fórmula. 

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *