Quais cosméticos não necessitam de conservantes?

Quais cosméticos não necessitam de conservantes?

Controversas sobre os conservantes

Você assim como eu, já ficou confusa com este BUM de informaçōes sobre os conservantes? Afinal, quais cosméticos nāo necessitam de conservantes?

Primeiramente, já quero deixar claro que nāo adianta de nada uma formula com ingredientes incríveis, se este cosmético esta contaminado com fungos e bactérias! E, em segundo lugar, sim, existem conservantes seguros para o nosso consumo. Porém podemos falar disso em um outro artigo, certo?

Vejo frequentemente nas redes socias as pessoas falarem que alguns tipos de cosméticos nāo necessitam de conservantes em suas formulaçōes e por muito tempo fiquei confusa com todas estas informaçōes.

Necessidade de conservantes

Produtos que não contenham água ou entrem em contato com água não precisam de conservantes.

Esses tipos de produtos são chamados de produtos anidros e incluem bálsamo, manteiga, óleo e soro. Uma vez que esses produtos são feitos apenas de ingredientes solúveis em óleo, nenhum conservante é necessário porque eles não estão contaminados por microrganismos.

No entanto, eles são facilmente oxidados, o que os torna estranhos ou apodrecem. Você geralmente percebe quando sente o cheiro. Muitas vezes há um cheiro azedo ou pungente, mas nem sempre.

Todos os produtos precisam de conservantes?

A princípio, nem todos os produtos não requerem conservantes. Com algumas exceções, qualquer formulação que contenha água requer conservantes. Esses produtos incluem loções, cremes, xampus e cosméticos.

Todas as vezes que, o produto puder estar contaminado, como delineador ou rímel, mesmo que o produto não contenha água, preservativos são necessários.

Contudo, produtos que não requerem necessariamente conservantes incluem produtos anidros (anidros), como bálsamo ou soro à base de óleo, ou produtos com pH muito alto ou baixo. Ou seja, produtos que não requerem conservante são aqueles com valores de pH abaixo de 4 ou acima de 8 e produtos com alto teor de álcool (perfumes), sal ou açúcar.

Além disso, certas embalagens também podem ajudar a reduzir a necessidade de conservantes. Por exemplo, os aerossóis têm menos contato com o ar e os consumidores e, portanto, requerem menos armazenamento.

Desafios dos conservantes nos cosméticos naturais

Para formuladores naturais, você tem muitas opções, mas criar um sistema de preservação eficaz pode ser muito complicado e requer mais inovação. Além disso, para os consumidores, se a fórmula contém água e não contém conservantes, deve haver uma grande bandeira vermelha.

Em outras palavras, se o produto é à base de água, estável e afirma que não contém conservantes durante o prazo de validade, então eles estão mentindo. Por exemplo, as empresas costumam ocultar seus conservantes em ingredientes de óleos essenciais / aromatizantes ou outras definições não clássicas de conservantes, como o álcool.

Dessa forma, para prolongar a vida útil dos ingredientes solúveis em óleo, como ceras, óleos essenciais, manteiga e óleos veiculares, você precisa adicionar antioxidantes como a vitamina E.

Cosméticos sem água

Produtos sem água não precisam de conservante; no entanto, se você acha que eles entrarão em contato com a água durante o uso, um conservante ainda será necessário.

Por exemplo, as misturas de óleos não requerem conservantes porque é impossível criar bactérias neles sem água. No entanto, do ponto de vista da estabilidade, os óleos ainda precisam de coisas que possam manter sua boa qualidade ao longo do tempo … eles precisam de antioxidantes.

Como todos nós sabemos, a gordura pode estragar sem bons antioxidantes. A vitamina E é um antioxidante popular e eficaz. Mas vamos falar sobre a vitamina E como conservante … não funciona! Em suma, a vitamina E ajuda a preservar o produto, mas apenas do ponto de vista da estabilidade física. Não pode matar ou impedir o crescimento de bactérias.

Entāo, caso você possua a diferença entre antioxidantes e conservantes, recomendo que você leia a diferença entre este ingredientes clicando aqui.

Como prolongar a vida útil de seus cosméticos?

Ou seja, você precisará seguir estas recomendações sobre conservantes, antioxidantes e emulsificantes! Esses ingredientes e sistemas são essenciais se você deseja garantir que seus produtos sejam seguros, estáveis ​​e eficazes.

Agora, caso ainda esteja com dúvidas sobre este tema, acesse meus instagram, onde você terá um contato mais próximo comigo clicando aqui.

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *