Como fazer a substituição de ingredientes nos cosméticos naturais

Como fazer a substituição de ingredientes nos cosméticos naturais

Quando você começa a se interessar por fazer seus próprios cosméticos naturais, é comum procurarmos por várias receitas na internet, às vezes pode dar um desânimo porque não tem algum ingrediente que diz na receita mesmo ou pode até começar aparecer aí muitas dúvidas. Mas por qual eu posso trocar nessa receita? Como fazer a substituição de ingredientes nos cosméticos naturais exatamente por isso que eu sempre bato nessa mesma tecla que é muito importante. 

Frequentemente me perguntam: Adoro a sua receita/ fórmula para o produto X, mas não tenho Y ingrediente. O que posso usar no lugar? Esta é uma grande pergunta!

Você pode fazer um curso de cosmetologia natural que ensine a formular e não apenas te passar as receitas prontas.

Quando você aprende a fórmula, sabe exatamente o porquê está utilizando aquele ingrediente e por qual poderá trocar quando for criar sua própria fórmula.

Cada produto de cuidado com a pele tem um propósito específico. Quando você começar a pensar em substituir ingredientes, precisará decidir se deseja permanecer fiel ao propósito original do produto ou se deseja alterá-lo.

Se quiser permanecer fiel, substitua os ingredientes por outros que ofereçam o mesmo benefício. Se deseja criar um produto com uma finalidade ligeiramente diferente, você será livre para selecionar ingredientes que ofereçam algo diferente.

Mas calma que eu irei dar duas dicas simples, mas que fazem toda a diferença. Quando você trocar algum ingrediente em uma receita e o que for fazer.

A primeira dica é: só pode fazer trocas por ingredientes que sejam da mesma categoria.

Qual a função do ingrediente no produto? Qual é o seu papel, o que ele faz? É um emulsificante/ espessante/ conservante/ emoliente, etc?

E o que que é isso quer dizer na prática? É super simples! Quer dizer que um óleo, você só troca por outro óleo vegetal, uma manteiga você só troca por outra manteiga, óleo essencial você só troca por outro óleo essencial e assim por diante. Ok?

Segunda dica: precisa conhecer a função daquele ingrediente na formulação e só assim você conseguirá trocar por outro que tenha a mesma função.

Qual o benefício que este ingrediente oferece?

Se você deseja permanecer fiel ao propósito original do produto, encontrará algo que ofereça o mesmo benefício ou um benefício semelhante.

Por exemplo: Se for um ativo antienvelhecimento, você deve substituí-lo por outro ativo antienvelhecimento. 

Se for um óleo essencial que reduz a oleosidade da pele, você deve substituí-lo por outro óleo essencial que reduz a oleosidade da pele. E um óleo vegetal que auxilia no reparo da barreira da pele, você deve substituí-lo por outro que também ofereça o mesmo benefício.

Agora, se você quiser alterar o benefício do produto, poderá fazer isso selecionando um ingrediente que ofereça um benefício diferente.

Você está começando a olhar para a fórmula do produto e ver como pode fazer ajustes. Você está começando a pensar como um formulador!

O próximo passo é praticar e experimentar!

  • Reescreva a receita ou fórmula com o ingrediente substituto escolhido.
  • Considere se você precisa alterar a quantidade ou porcentagem em que está sendo usado. Por exemplo, se você estiver substituindo uma manteiga macia, como a manteiga de karité, por uma mais dura, como a manteiga de cacau, você pode reduzir a porcentagem de uso da manteiga.
  • Registre os resultados. Você está feliz ou quer experimentar algo diferente?

Faltou algo? Deixe nos comentários no que posso ajudar!!!

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *